terça-feira, 20 de março de 2012

Religiosos nacionais são atrações no aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna

A Semana de Aniversário dos 141 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna oferece um ciclo de palestras com grandes nomes da religião no contexto nacional: Padre Fábio de Melo, Monja Coen Sensei, Sheikh Ahmad Mazloum, Kaka Werá e Padre Joãozinho. Estes são alguns dos nomes que participarão das palestras do aniversário que acontecem no Centro de Eventos Ismael Nery (1º andar do Centur), todas com entrada franca.

O Ciclo de Palestras inicia nesta segunda-feira (19), às 17h30, com a mesa redonda sobre “Tolerância religiosa”, que terá a presença da Monja Coen Sensei, membro da Comunidade Zen Budista de São Paulo. A mesa ainda terá a participação de Cibele Kuss e Téa Frigério, do Comitê Inter-religioso da Amazônia. A monja Coen Sensei guarda a experiência de ter residido por 12 anos no Japão, vivendo boa parte desse tempo em diversos conventos zen budistas do país. No Brasil, a religiosa é missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo e é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, em São Paulo.

Nesta terça-feira (20), o Ciclo de Palestras recebe um dos principais divulgadores e propagadores do islamismo no Brasil, o Sheikh Ahmad Mazloum, que sobe ao palco do Centro de Eventos, às 19h, para realizar a palestra “O Alcorão”. Representante da Assembleia Mundial da Juventude Islâmica de São Paulo, o sheikh cursou a Universidade Islâmica de Madina, na Arábia Saudita, e depois retornou ao Brasil como enviado da Liga Mundial Islâmica para assuntos religiosos. O estudioso publicou livros que divulgam a cultura do Islam na língua portuguesa, como “Passos no caminho da felicidade” e “A educação espiritual no Islam”, ambos da editora Azzan.

Para os interessados no estudo do catolicismo e da cosmologia, a quarta-feira (21) é dia para os debates de dois dos maiores religiosos dos temas no cenário nacional: o padre Joãozinho e o especialista em filosofia tupy-guarani e cosmovisão, Kaka Werá. Werá abre o Ciclo de Palestras no dia, às 19h. Escritor, ambientalista e empreendedor social que dedicou grande parte da vida a ações voluntárias com o povo guarani de São Paulo, o religioso conquistou diversos prêmios ao longo da carreira, como o Prêmio “Transformadores”, da Revista Trip, em 2010, e o prêmio “Guardião da Terra”, em 2011. Kaka Werá também é o fundador do Instituto Arapoty, que trabalha a consciência ambiental, sustentabilidade e a preservação dos saberes tradicionais.

Já o padre João Carlos Almeida, mais conhecido como Padre Joãozinho, encerra o Ciclo de Palestras da quarta-feira, às 20h. O escritor, músico e professor de teologia já escreveu vinte livros, com Best Sellers como “25 maneiras de rezar o terço”, que já vendeu quase 100 mil cópias, e “As sete virtudes do líder amoroso”, outro sucesso de venda, lançado pelo selo Canção Nova.

Na quinta-feira (22), às 19h, a atração nacional do dia é um dos mais conhecidos nomes de divulgação e celebração do catolicismo na atualidade: o Padre Fábio de Melo. Autor de livros como “Quando o sofrimento bater à sua porta” e “Quem me roubou de mim?”, Fábio de Melo também é sacerdote, cantor, compositor e professor universitário graduado em filosofia e teologia e pós-graduado em Educação e em Teologia Sistemática.

As inscrições para todas as palestras são gratuitas e podem ser realizadas com antecedência no Núcleo Cultural da Biblioteca Pública Arthur, no 3º andar da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Além das atrações nacionais, o evento terá presença de palestrantes locais como, por exemplo, o Pastor Rui Raiol, da Assembleia de Deus, o Rabino Moyses Elmescany, do Centro Israelita do Pará, o Sacerdote Hare Krishna Shidhara Dasa, além de outros professores e estudiosos que debaterão o espiritismo, religiões africanas, e a religião de Ayahuasca e o Santo Daime.

Serviço:

Ciclo de palestras pelos 141 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna, que acontece de 19 a 25 de março, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. A entrada é franca. Contato: 3202-4332. A Semana de Aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

Um comentário:

guiomar disse...

com certeza será um dos eventos maravilhosos, e esses 141 aos da biblioteca pública do Pará, vai bombar, e vai ficar lotado, será bem comemorado.